Início » A importância da formação certificada
A certificação é um processo muito importante para todas as entidades formadoras na medida em que reconhece, publicamente, a qualidade da sua oferta formativa.
As entidades formadoras que sejam certificadas pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) emitem certificados a partir de uma plataforma própria – SIGO –, permitindo, desta forma, criar um registo individual de competências onde constam todos os cursos certificados realizados, o que se torna altamente vantajoso no que respeita à Gestão de Pessoas em contexto organizacional.
Nessa medida, a formação certificada, seja ela relativa à aquisição de novos conhecimentos e/ou competências, seja relativa ao seu desenvolvimento, é muito valorizada não apenas pelos próprios, como também pelo mercado de emprego. E a razão é simples: o processo de certificação é exigente e rigoroso! A entidade formadora tem de ter, comprovadamente, processos coerentes, consistentes e bem estruturados, profissionais de excelência nos seus domínios de formação e/ou experiência profissional, para além de capacidade para entregar níveis de elevada proficiência aos seus formandos através de conteúdos formativos que aportam valor real.
Investir em formação certificada é otimizar o potencial presente de forma a impactar no talento futuro.